terça-feira, 25 de agosto de 2009

VANDALISMO, AMEAÇAS, É ISSO QUE ELES APOIAM


foto, o registro do ataque a vaca de proprietária que alem de ter uma grande extensão de cerca da fazenda cortada e derrubada, teve que mandar abater o animal. Tal ato de ataque a um animal indefeso é apenas uma amostra da virulência dos ditos quilombolas.

SÃO FRANCISCO DO PARAGUAÇU. BA
Violência , Ameaças e Perseguição

Os legítimos proprietários de terras e moradores de São Francisco do Paraguaçu continuam a ser perseguidos pela jornalista a Sra. Cristina Santos Pita do Jornal A Tarde nas suas matérias tendenciosas e parciais e pelo Deputado Federal Sr. Luiz Alberto dos Santos, no uso de suas prerrogativas inerentes ao seu cargo legislativo que exerce na utilização da maquina publica, como meio de deturpar, inibir e coagir,.
No dia 18 de Agosto de 2009, São Francisco do Paraguaçu no Município de Cachoeira, Estado da Bahia, viveu e presenciou mais um dia de exercício da violência.
Armados mais uma vez, com foices, facões e paus, liderados pelos Sr. Crispim dos Santos, vulgo Rabicó, Sr Tubico, Sr. Rubem “Doido” e a Sra. Railda de Santana , o ex Vereador MIMI, Demervaldo dos Santos, vulgo Sumido, todos diretores da Associação dos Remanescente de Quilombos de São Francisco – Amantes da Terra, no total de quarenta integrantes dos supostos remanescentes de quilombo do Boqueirão em São Francisco do Paraguaçu se aglomeraram em frente ao único acesso de entrada e saída de São Francisco do Paraguaçu e comunicaram a comunidade reunida na Sede da Associação de Moradores AMIGOS, de que o Advogado Sr. Adriano Argones, a Mestra Sra. Ângela Santana, a estudante de direito Sra. Elba Diniz e o proprietário da RPPN da Peninha, o Sr Carlos Diniz, não poderiam deixar a vila e ficariam confinados no local da reunião.
A reunião promovida na Sede da Associação AMIGOS teve o propósito de informar e esclarecer à comunidade de São Francisco do Paraguaçu, que não se declara remanescentes de quilombo, principalmente para tratar sobre a recente visita do Ministro da Igualdade e Reparação Social, Sr Edson dos Santos ,da sua recusa em ouvir a demanda dos moradores que não se autodeclaram como remanescentes de quilombos.
Por duas horas e quarenta minutos as pessoas citadas junto com a comunidade presente, viveram momentos de medo e tensão retidos na sede da Associação dos Moradores , contando apenas com a proteção dos 200 moradores da comunidade que permaneceram no local oferecendo solidariedade.
Foram momentos de expectativa e ansiedade pelas providencias prometidas pela Assistência Militar da casa Civil da Governadoria , contatado por celular, que entre as diversas providencias que promoveu, comentou ao telefone que iria entrar em contato com o Deputado Federal Sr. Luiz Alberto dos Santos em busca de sua intervenção junto aos manifestantes.
Por telefone o Capitão Oficial da Policia Militar da Assistência Militar da Governadoria do Estado da Bahia procurou confirmar o nosso pedido de socorro já que fora contatado pela Ouvidoria Agrária Nacional e entre outras informações passadas para tranqüilizar as pessoas ameaçadas em São Francisco do Paraguaçu, informou de que o Deputado Federal Sr Luiz Alberto dos Santos já havia entrado em contato com as lideranças dos auto declarados quilombolas e que estes tinham justificado suas atitudes sob a desculpa de que entre os ameaçados eles tinham a informação da presença de um repórter da Tv Globo.
Por fim, com a chegada de uma viatura Policial com 5 Militares sobre o comando de um Sargento, o Sr. Crispim e seus companheiros auto declarados remanescentes de quilombo esconderam-se encerrando o movimento agressor.
É mais um episodio de ameaça e sofrimento enfrentado pelos moradores não quilombolas, legítimos proprietários de terra daquela região de São Francisco do Paraguaçu.
PEDIMOS SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES AMIGOS DE SÃO FRANCISCO DO PARAGUAÇU
PRESIDENTE IRLANDIA GOMES CONCEIÇÃO.
Assinam o presente manifesto 315 moradores da Comunidade de São Francisco do Paraguaçu .


Nenhum comentário: