segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Jornal A Tarde







São Francisco do Paraguaçu , 12 de outubro de 2007.

A
Diretoria do Jornal A TARDE
Ministério Público Estadual
Ministério Público Federal
Demais órgãos de Imprensa :


Nós moradores da Comunidade de São Francisco do Paraguaçu, abaixo assinado, registramos, que hoje dia 12 de outubro de 2007 , ás 15:00, aproximadamente, tomando conhecimento da presença da reportagem do Jornal A TARDE , que se encontrava ouvindo o pequeno grupo de auto declarados remanescente de quilombo de São Francisco do Paraguaçu, depois de esperarmos o término da reportagem, nos dirigimos em direção do carro da reportagem do Jornal A TARDE para solicitar também o direito de sermos ouvidos.
Para a nossa surpresa a equipe do Jornal A TARDE , negou-se a nos atender e sob a ameaça de lideres dos supostos quilombolas que gritavam arranca o carro : passa por cima, desta forma , o veículo do Jornal A TARDE assim procedeu e arrancou. Como conseqüência uma das líderes da Comunidade de São Francisco do Paraguaçu, Senhora Elissandra do Santos Ribeiro, foi atropelada, atingida pelo pára-choque do citado veículo que lhe causou um hematoma no joelho esquerdo. O fato ficou por isso mesmo uma vez que o referido veículo, depois de arrancar e atingir a senhora Elissandra seguiu viagem provavelmente para salvador.
Registramos, que a Comunidade de São Francisco do Paraguaçu que não se autodeclaram quilombolas já solicitou a presença do Jornal a Tarde, á São Francisco do Paraguaçu , ouvindo este veículo de imprensa a posição de que não desejava se envolver com o movimento existente em nossa Comunidade.
Como conseqüência deste episódio os autodeclarados quilombolas agrediram a socos e pontapés os seguintes moradores de São Francisco do Paraguaçu, Manoel da Cruz Soares, Genildo dos Santos Ramos, Adriano Sanches da Silva, Jailson Oliveira santana, Joanita Cerqueira dos Santos, José Carlos Conceição Gomes ( Carlinhos ).
Os agressores quilombolas, armados de pau de ponta e facões , incentivados pela Coordenadora Roseni de Santana, foram os senhores : Crispim dos Santos ( Rabicó), Márcio da Cruz ( filho de Altino da Cruz), Rubes ( Doido ), Demevaldo ( Sumido ), Jonatas Melo dos Santos, Altino da Cruz, Sandro ( da Mata ) . O clima é de tensão uma vez que os moradores que não se autodeclaram remanescente de quilombos vivem sob ameaçadas constantes diárias.
Assinam o presente documento solicitando as providencias cabíveis, o direito de resposta, abertura de inquérito para apuração dos fatos alegados .
São Francisco do Paraguaçu, 12 de outubro de 2007.

Vítimas :
Elissandra dos Santos Ribeiro
Angelina Souza Conceição
Jailson de oliveira Santana
Manoel da Cruz Soares
Genildo dos Santos Ramos
Aires da Cruz de Jesus
Testemunhas :
Adriano Sanches da Silva
José Nélio Garcia Santos
Anailde do Rosário
Amélia Lima de Oliveira
Marilda Cerqueira dos Santos
Moacir Cerqueira Barradas
Angela Maria Souza Conceição
Maria Bárbara Garcia dos Santos
Edbelson Ramos da Conceição
Irlandia Gomes Conceiçãp
Francisco Oliveira Conceição
Vilson Estevão Batista
Liliane Nascimento de Jesus
Lindinalva de Jesus Conceição
Joselice Conceição do Carmo
Eliete dos Santos
Rosenilda Silva Santana
Envangelice Santos da Conceição
Joselita Silva Nascimento

Nenhum comentário: